26.4.05

 

As primeiras larvas...

Lá nasceram os palhacitos! Das centenas que nasceram, o Ricardo conseguiu tirar mais de 100 larvas para a maternidade. 80 morreram e 15 ficaram vivas.
Vejam só que coisinhas mais minúsculas (mesmo sem escala e sem lupa, penso que dá para perceber).


O final não foi o mais feliz - acabaram por morrer todas - mas vamos tentar as vezes que forem precisas até conseguirmos!

21.4.05

 

Tudo a postos para o Nascimento

Tal como vos disse no Post anterior (em baixo), desta vez vamos tentar que sobrevivam os filhotes do nosso lindo casal de Premnas.
Já há muito tempo que eu queria isso, mas o Ricardo bem sabia a trabalheira que isso dá - e claro, sobra para ele porque eu (como sempre) a única coisa que faço é envernizar...OPS!
Lá dei o meu contributo envernizando o armário-creche. Já lá estão os Cardinais bébés, e as prateleiras do topo serão para os aquários de crescimento dos palhacitos.

Os futuros recém-nascidos não são peixes, são larvas! Como tal, foi preciso tratar de cultivar dois tipos de comida especial: fitoplâncton e zooplâncton (a primeira - verde - para ser comida pela segunda; a segunda, para ser comida pelas larvas).
Isto parece mesmo a casa do cientista-maluco!

A luz fica ligada 24h, o que obriga a cuidados diários para que os adultos do aquário grande possam dormir bem...

E na noite prevista para o nascimento, lá estava tudo a postos (ao fim de 5 dias de muita trabalheira para o Ricardo). As larvas têm de ser logo suavemente sugadas para uma maternidade, para que não de percam na imensidão do ocenano, sem comida e com predadores.

14.4.05

 

Os nossos Premnas

Temos um casal de Palhaços que não são da famosa espécie do Nemo (Amphiprion ocellaris) mas são lindíssimos!
Como verdadeiros Premnas biaculeatus, são um pouco agressivos e territoriais e por isso, quando quisémos arranjar um namorado à bela fêmea (que já era a dona do aquário) a coisa não foi fácil!
O truque, do qual se lembrou o Ricardo - por ler bués e ter imensa experiência no assunto - foi enjaular o pobre do macho!

Assim, garantimos que a fêmea não teria receio de ser alvo de engate (acabando por se aproximar por sua livre vontade) e que o macho ficaria a salvo de fortes dentadas (o Ex dela ficou num estado...!)

Bem vêem que as barbatanas do macho ainda ficaram um pouco ratadas... mas lá se tornaram amigos... e depois namorados...

A grande novidade é que o Ricardo decidiu tentar criar os filhotes que vão nascer desta última postura!

Os pobresinhos não sobrevivem sózinhos em aquário, pois não têm papinha suficiente, mas o Ricardo já está a tratar da despensa deles... Nós cá ficamos à espera que corra tudo bem e que cheguem os Premnas bébés (e as fotos)!

12.4.05

 

Adoro receber flores!

E se alguém de repente me oferecer flores... isso não é Impulse!

É porque a minha mãe colheu e me ofereceu flores da varanda dela, sempre tão lindas e tão bem cheirosas:

Ou é porque a Ana e o Daniel vieram cá jantar a casa e são uns queridos e já por duas vezes me surpreenderam imenso com um lindo ramo:


Ou seria o Tio Domingos a vir a uma festa de aniversário do Ricardo: um ramo de flores para a dona da casa!
Quanto ao meu boy... sim, já ofereceu... mas aqui fica um protesto: muito poucas vezes ;o)

8.4.05

 

Pai e Bébés Bangaii

O nosso Cardinal de Bangaii ficou grávido a 3 de Março. Teve uma gravidez normal para a sua espécie: tranquila, com a boca a aumentar de dia para dia e a passar fome de rato durante 1 mês!


Dia 5 de Abril nasceram estes lindos 25 filhotes!! Ficámos tão contentes! Só um não está muito bem de saúde... esperemos que melhore!

[Escala:os pausinhos são palitos]
Algumas curiosidades:
- Os bébés Bangaii adoram este ouriço artificial porque na Natureza se refugiariam num ouriço verdadeiro.
- Por serem tão pequeninos, são transparentes!
- Comem Artemia viva acabada de nascer - que é côr-de-laranja - por isso, depois de comerem vê-se o estômago côr-de-laranja! Um dia mostro-vos uma foto para verem como é giro.

 

Sofá novo

Temos um sofá novo! E tem sido um sucesso! Algumas visitas acabam mesmo por se deitar, já que é tão grande e tão confortável! E cabe sempre mais um!

This page is powered by Blogger. Isn't yours?