26.6.05

 

Marrocos

Saí de Lisboa às 7H da manhã... quando cheguei a Sevilla ainda tive tempo para dar um passeio (mas isso fica para outro Post)... e ao pôr-do-sol já estava em Marrocos, juntamente com mais 19 macacos do grupo EVOCA.

Os dois primeiros dias foram passados na Faculdade de Tetouan, onde decorreu o seminário. A particularidade das paisagens e costumes era notável...

Fomos muito bem recebidos, com direito a um excelente almoço ao ar livre, em plena Faculdade!

Os colegas Marroquinos são bem simpáticos! (os alunos, os Profs nem por isso...)

Findo o seminário, fomos para Chaouen. Esta era a vista do meu quarto, onde dormi em Matrimónio com a Itziar, por não haver mais quartos de com 2 camas simples (claro que nenhum casal de homens se aventurou...)

Nos dias seguintes visitámos o Parque Nacional de Talassemtane

... com carvalhos enormes, lindos, imponentes

Por ser Parque Nacional tem todas as leis necessárias mas a pobreza e os modos de vida não encorajam ninguém a cumprir ou fazer cumprir essas leis. Os cortes e a poda de árvores são uma constante, para obtenção de lenha e para dar de comer ao gado, pelo que todas as árvores têm forma bem atípica - mesmo os sobreiros são esguios e estreitos

... e as plantações ilegais desta ervinha estão bem viçosas e visíveis!

Repartimo-nos em grupos mais pequenos e partimos à aventura. O meu grupo tratou de subir subir subir, bosque-acima, até ao cume (1900m)

Para regressar, escorregámos e fizémos sku ao longo de toda a vertente, pois a quantidade de folhas no chão era tanta que era impossível descer normalmente! Foi uma risota! Ficámos mais sujos que catraios e engolimos uns tantos kilitos de terra! Mas valeu a pena!
Com tudo isto não comemos o dia todo... foi uma sorte o gado repartir a comida connosco: nós comemos as cerejas enquanto as vacas comeram as folhas!

Ao fim do dia ainda houve tempo para visitar a Medina de Chaouen. Adorei. Tem as casas caiadas com um Azulão lindíssimo e único (e às vezes o chão também).

É uma Medina bastante tranquila! Perdemo-nos e estivémos mais de uma hora vagueando rua acima, rua abaxio, mas nunca senti o receio que é normal sentirmos noutras Medinas (como as de Fez ou Marraqueche). Havia muitas crianças a brincar, e quanto a isso uma coisa é certa: a felicidade dessas crianças e a liberdade para correrem pelas ruas já depois do sol posto, deixa as crianças europeias a um canto!

Enfim... num país onde ficamos com a sensação que vale (quase) tudo

... ficamos inevitavelmente conscientes de que (afinal) Portugal não pertence ao 3º mundo! Somos obrigados a valorizar tantas coisas (quase tudo) do nosso dia-a-dia. Damo-nos conta de que (afinal) somos imensamente sortudos - por haver igualdade entre os sexos, por podermos vestir o que nos apetece, por termos amigos dos dois sexos, por podermos viver com quem queremos, casando ou não casando, por termos água e sanitas em todas as WC (e sabonete em quase todas), por não termos de ir (com 40ºC) buscar lenha para podermos cozinhar, por termos luz em casa, porque mesmo os agricultores não são apenas mulheres fazendo tudo sem máquinas e em montanhas extremamente inacessíveis...

Pensem nisso...

Comments:
Parece que te divertiste imenso... que bom!!! Qaunto ás diferenças... era bom que mais pessoas em Portugal pudesses ter a oportunidade de ver estas realidades diferentes para dar mais valor ao que têm... jokas
 
Deve ter sido mesmo muito interessante!
Mas - caramba! - estava a ver que tinhas seido raptada por algum árabe e não voltavas! ;)

Muitos beijinhos!
 
Adorava conhecer! E fiquei com o bichinho muito mais aceso com a tua descrição!
:))
Beijinhos grandes
cate
 
Olá Piminha!!!
tive aki a ver o teu bolg, tá bués de giro, mas tá um bocadinho "atolado"...
acabei por ñ saber onde por o comentário porque gostava de comentá-lo em geral, por isso opei por pôr neste...
os teu colegas parecem mesmo tótós... mas gostei muito de ver que te divertiste mt!! espero poder dar ainda muitos mergulhos nessa bela piscina que alguém tão afincadamente (",) limpa e k me possas continuar a levar pa dar uns mergulhitos "...à maior, à melhor e à mais quente praia de portugal..."!!!
Muitos beijinhos e continua a curtir muito as tuas viagens, os teus peixinhos, e a miiim!!
Mariana Maltez,
ML16.
 
Isso é que foi uma aventura!

E quando viajamos voltamos para a nossa realidade sempre com outros olhos!

Seja bem regressada!;-)

Beijinhos
 
eeeeehhhh q saudades! Tava a ver que não voltavas! Ainda bem q te divertiste! Se fores como eu, basta dizerem-me que vou passear para ser uma festa!

Bjs HOPE
 
Que dias!!!
As fotos estão espectaculares!
Estamos sempre a aprender e a dar valor àquilo q temos!
Beijos e vou continuar a ler os posts mais acima...
 
Interessante...gostava de poder incluir esse destino nas minhas aventuras deste Verão, mas parece-me que já vai ser inevitavelmente adiado...
 
Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?