5.12.05

 

Apanha da azeitona

Lá fui eu dar uma ajudinha, para não merecer passar o ano a arrozinho de manteiga - como determinadas pessoas!
Começámos a trabalhar logo no dia da chegada



No dia seguinte já havia mais trabalhadores... e a preguiçosa do costume lá continuava, toda contente por ter mais companhia


Apanhar azeitona acabava por ser viciante... dá muito gozo ouvi-las a cair no fardo e nas escadas, e ver os montes que se juntam!


Mas os dias curtos não perdoavam...


Antes de termos direito a jantar, ainda tinhamos de separar as folhas. Despejando os sacos neste escorrega as folhas (mais lentas e fininhas) caem no chão, enquanto as azeitonas chegam ao alguidar (a um sr. alguidar, que usávamos para dar banho ao Petzi, mas isso é outra história)


Lá conseguimos apanhar 200Kg... que parece muito mas só deve dar para 25l de azeite...


Ainda faltava um dia de apanha mas chuvia tanto, que em vez de apanhar mais, fomos ao banho!


Bem, quem foi ao banho foram as azeitonas... e aí vão ficar até irem para o Lagar.


No próximo fim de semana a Apanha continua... mas as vítimas vão ser apenas os donos do circo (nome dado graças às calças vermelhas - mas não fui eu que disse).
Bem sei (agora) que o azeite lhes sai do pelo... tadinhos! Mas se calhar gostam mesmo... até porque passam mais uns dias de Inverno naquela paisagem estrondosa!

Comments:
Parece-me que foi um fim-de-semana divertido! ;)

Beijinhos!
 
tens mesmo de ir à pesca do atum para saber o que é diversão.
 
Bem, já estou a ver que é uma arte!! Mas divertido ao mesmo tempo!Bjs
 
Um fim de semana em grande... se bem que molhado... jokas grandes
 
Estas uma autêntica jovem agricultora! Isso é que é alegria no trabalho no campo!;)

Beijos
 
E cantaste como no azeite Gallo, desde 1917?

Beijitos da Zona Franca
 
Parece-me que apesar da dureza foi divertido. Vou-me a elas na quinta-feira.
Um abraço
 
tive pena de não ir mas soube-me bem ficar.
o ar livre do campo chama, mas o frio e as noites enooorrmmeess fazem-me ter saudades do meu aquecedor! enfim, tv p o ano, ate pq tenho sido dos mais assíduos
 
foi tudo pra fazer azeite?
nã retalharam nenhuma azeitona?
 
Pois é... foi giro e soube-me bem... tal como a mana, só não gostei mesmo foi das noites enooooormees... não tenho feitio para estar tantas horas parada, mesmo apanha de dia inteiro!

Angela: que bom que gostáste... fico toda contente :o)

Nelson: para retalhar já tinham sido apanhadas q.b... já estão a temperar, mas dessas eu não gosto nadinha
 
Eu ando por aqui...!
Beijinhos :)
 
Antes de mais, obrigado pela visita lá no meu canto mais uma vez! E que bem passado foi esse fim de semana, apesar de um bocado "húmido"! Vi também o post sobre o filme "Nightmare Before Christmas" de 1993 do Tim Burton que é um dos meus filmes preferidos, que em portugues tem uma tradução (como sempre) fabulosa "O estranho mundo de Jack" (tem tudo a ver). Se gostaste deste filme aconselho-te a ver "Charlie and the Chocolate Factory" também do Tim Burton que faz filmes fabulosos. Quando ao meu post, lá no meu canto e ao teu comentário: De certeza que o Deus do Malik era Neptuno!
Beijokas e volta sempre!
 
isso é q foi trabalhar...eheh...parece ter sido bem divertido...pelos vistos a parte das azeitonas q te pedi foram por água abaixo.lollolol...
bjokas***
 
Se tivesses avisado com mais tempo teria tido muito gosto em te ajudar nessa labuta. É um trabalho que adoro executar.
Beijinhos.
ZM
 
zm:
pró ano tás convidado! o circo agradece :o)
e até vamos ter duas tendas novas! tá combinado!?
BJS
 
Olha para o ano avisas e levas os visitantes do teu blog, dividido por muitos não custa nada.:)))))
 
Dá uma espreitdela em http://rop88029.fotopages.com (entre os dias 11 e 24 de Dezebro de 2004) e podes observar o resto do processo, até chegar à mesa.
 
Olá!! Mas que máximo de fim-de-semana que deve ter sido!! Também quero! Onde e quando é que posso ir?! Fiquei cheia cheia de vontade! Um grande beijinho. Dª Ervilha
 
Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?